DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE CIRURGIAS PALPEBRAIS

Conheça um pouco mais sobre os procedimentos cirúrgicos oferecidos pelo consultório Dra. Débora Morotomi

1

Existe idade certa para operar as pálpebras?

Não existe uma idade ideal. A partir da avaliação das pálpebras, o médico verifica se há ou não excesso de pele e/ou gordura, para avaliar a necessidade da cirurgia.

2

Qualquer pessoa pode realizar uma blefaroplastia?

Os melhores candidatos são os pacientes saudáveis, estáveis emocionalmente e motivados. Pacientes diabéticos e hipertensos devem estar com a doença sob controle. A cirurgia é autorizada após exames de sangue, avaliação com cardiologista e anestesista.

3

É necessária internação para fazer a cirurgia de pálpebra?

Não é necessária internação e a alta é logo após a cirurgia.

4

Que tipo de anestesia é utilizada na cirurgia de pálpebra?

Inicialmente é realizada a sedação, então o anestesista aplica medicação calmante na veia e, então, realiza-se a anestesia local, com injeção na pele. O paciente, no entanto, não perde totalmente a consciência e, se desejar, poderá conversar com o médico durante a cirurgia.

5

É uma cirurgia com pontos na pele?

Os pontos na pele são necessários nos locais de incisão. Eles são retirados em um período compreendido entre 6 a 10 dias após a cirurgia, que varia de acordo com a capacidade de cicatrização de cada paciente.

6

É necessário curativo para tampar os olhos após a cirurgia?

Não há necessidade de tampão após a cirurgia, o paciente recebe alta com os olhos abertos.

7

Há dor no pós-operatório?

Geralmente é pouquíssima. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequenos surtos de dor, estes poderão ser minimizados com o uso de analgésicos comuns.

8

Os olhos ficam muito inchados? Por quanto tempo?

O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. A realização de compressa com gelo com início imediatamente após a chegada em casa diminui bastante o inchaço. Os 3 primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existe maior edema. Alguns já na primeira semana apresentam-se com um aspecto bastante natural. Com um mês, o resultado é quase próxima do final mas com 2 a 3 meses ainda é observado melhora discreta.

9

O que são as “manchas roxas” observadas na pele após a cirurgia?

São infiltrações do sangue na pele subjacente, e mesmo na conjuntiva ocular. Isto, com o tempo será absorvido pelo próprio organismo. A quantidade de hematoma depende de cada paciente. É pior em pacientes que utilizam medicação anticoagulante, por isso é solicitado suspender 10 dias antes da cirurgia conforme autorização e orientação do cardiologista.

10

A cirurgia deixa cicatrizes?

Após a cirurgia, há cicatriz onde é feita a incisão (corte), mas com o passar dos meses ela clareia, tornando-se imperceptível. Na pálpebra superior, o corte é realizado onde cada pessoa já tem a dobra (o sulco palpebral) e na pálpebra inferior bem abaixo dos cílios. A boa cicatrização depende muito da colaboração do próprio paciente com os cuidados corretos após a cirurgia.
Em pacientes que só necessitam remoção de bolsas de gordura da pálpebra inferior e não tem excesso de pele, as incisões podem ser realizadas na parte interna da pálpebra, sem necessidade de cortar a pele.

11

É necessário repouso após a cirurgia?

Nos primeiros 3 dias é recomendado que o paciente fique em repouso, mas ele poderá ler, assistir televisão e usar computador sem dificuldades. Pode ter desfoque visual devido as pomadas usadas durante o pós operatório para proteger o olho.
O retorno ao trabalho dependerá do tipo de profissão, onde avaliamos se o paciente fica exposto ao sol, à poeira, se trabalha com público, etc. O período de repouso para atividades físicas mais intensas, como musculação, é de 2 semanas.

12

Após uma Blefaroplastia, vou precisar de outra no futuro? Em quanto tempo?

A pessoa que foi submetida à Blefaroplastia pode precisar de outra no futuro, visto que o excesso de pele é uma consequência do envelhecimento. Esse tempo vai depender de diversos fatores como exposição ao sol, tabagismo e tendência familiar.

13

A cirurgia tem o objetivo de eliminar rugas e pés-de-galinha?

A cirurgia das pálpebras pode até amenizar as rugas na região dos olhos, mas não é este o seu propósito maior.

14

A cirurgia de blefaroplastia melhora a visão?

Depende. Caso o excesso de pele seja grande, obstruindo a visão superior, causando sombra, paciente enxergará melhor após a cirurgia com a retirada da pele, além de diminuir a sensação de peso e cansaço. Entretanto, a cirurgia é na pálpebra, não muda o grau nem altera a estrutura do globo, não alterando a visão em si.